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Licenciatura em Pedagogia

Nome do Curso:

Pedagogia.

 

Habilitação:

Curso estruturado conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.

 

Título Conferido:

Licenciado em Pedagogia.

 

Ato Legal de Reconhecimento:

Portaria nº 42, de 22 de maio de 2006.

 

O Curso de Pedagogia foi criado no Brasil em 1939, na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, para formar bacharéis e licenciados para as várias áreas, inclusive Pedagogia.

 

Somente em 1962, é que foi estabelecido um currículo para o Curso e, em 1969, foram instituídas as habilitações.

 

Com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, aprovadas pelo MEC em maio/06 (Resolução CNE/CP No. 1/06, de 15/05/06) desaparecem as habilitações e o curso passa a formar o pedagogo para exercer as funções de magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental e atuar na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

 

O Curso de Pedagogia na UNIESP

 

O curso foi autorizado em 1999, pela Portaria Nº 1.465, de 7 de outubro de 1999 e reconhecido em 2006, pela Portaria nº 42, de 22 de maio de 2006. Os novos desafios sócio-econômico-culturais mostram que alguns aspectos devem ser considerados na formação de educadores. É necessário garantir a esses profissionais uma certa base cultural, ampliada e atualizada, que lhes permita inserir-se em seu tempo e também, que lhes garanta a formação continuada. Isto implica em lhes possibilitar meios, não só de entender antropológica e sócio- logicamente, a sociedade em que vivem, mas também de compreender os indivíduos, permitindo integrações de natureza filosófica e, também, a compreensão tanto dos elementos tecnológicos do ambiente como das bases de conhecimento com os quais eles interagem.

 

Desta forma, pensando na formação de um educador com competências mais amplas, a UNIESP fez a revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia atendendo às determinações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais que foi implantado a partir do segundo semestre de 2006.


Perfil Profissional:

O egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade de Mirandópolis é um profissional com capacidade de inovação, de participação nos processos de tomada de decisão e de produção de conhecimento sobre seu trabalho.

 

Um profissional capaz de:

 

- Compreender que a atividade lúdica é a forma peculiar de aprender, principalmente na faixa etária de 0 a 5 anos;
- Organizar processos educativos que favoreçam a socialização, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nos eixos cognitivo, psicomotor e afetivo;
- Considerar que as competências infantis vão se construindo nas interações com a natureza, as artes e a cultura;
- Analisar diferentes materiais e recursos para utilização didática, reconhecendo as possibilidades das faixas etárias e as especificidades dos diferentes contextos.
- Garantir a aprendizagem nas diversas áreas, reconhecendo as diferentes formas de acessar e processar os conhecimentos;
- Conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas que intervêm no processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
- Analisar o percurso de aprendizagem escolar dos alunos, identificando características cognitivas, quer detectando obstáculos, quer estabelecendo metas e metodologias visando aos avanços no conhecimento.
- Identificar as tendências do conhecimento no mundo atual e coordenar a reorganização do paradigma institucional e curricular da escola em coerência com elas;
- Coordenar a definição da missão, da visão de futuro e das diretrizes estratégicas da escola e promover a permanente articulação entre o desenvolvimento da escola e o seu plano estratégico;
- Orientar as ações pedagógicas nas escolas e em outros espaços onde haja a função educativa;
- Gerir equipes de forma participativa, e produtiva; promovendo o trabalho coletivo;
- Favorecer a formação contínua das pessoas, nas suas diferentes dimensões, promovendo o empreendedorismo e agregando valores à instituição;
- Atuar na organização da comunidade, fortalecendo suas lideranças para promover sua auto-sustentabilidade.



Objetivos:

O Curso de Pedagogia está organizado de modo a proporcionar um conhecimento profissional situado em um espaço de contínua evolução e aperfeiçoamento que atenda:

 

- ao desenvolvimento acelerado no conhecimento científico, na cultura e nas artes, assim como a presença cada vez mais marcante das tecnologias de informação e comunicação;
- a inevitável transformação das formas de pensar, sentir e atuar das novas gerações de alunos em função da evolução contínua da sociedade em suas estruturas materiais e institucionais;
- ao avanço das investigações no campo do conhecimento propriamente do pedagogo que o capacita para intervir, experimentar e refletir sobre sua própria prática e sobre o valor e pertinência dos  projetos que desenvolve;
- ao próprio processo de desenvolvimento pessoal do pedagogo que o leva a transformar suas crenças, valores, hábitos, atitudes e formas de se relacionar com a vida e conseqüentemente, com a sua profissão.

 

Desta forma, a prática pedagógica desenvolvida ao longo do curso deverá:

 

1 - Garantir, através da proposta curricular, que os futuros pedagogos se apropriem de conhecimentos sobre disciplinas nucleares em torno das quais giram a teoria e prática da Educação e, que ao  vivenciarem tais conteúdos, em seu próprio processo de aprendizagem, possam desenvolver as competências necessárias para atuarem como profissionais da Educação.
2 - Propiciar o desenvolvimento das competências profissionais dos futuros pedagogos ao longo do curso, garantindo o:
a) compromisso com os valores estéticos, políticos e éticos nos quais se fundam a sociedade democrática brasileira;
b) compromisso e a compreensão do papel social da Escola;
c) domínio dos conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar, tanto referentes à Educação Infantil quanto à do Ensino Fundamental;
d) domínio do conhecimento pedagógico referente a criar, planejar, gerir, avaliar situações didáticas eficazes para o ensino e aprendizagem, assegurando a eficácia da prática de ensino e do processo educativo em geral;
e) conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática educativa, através do método ação-reflexão-ação, gerador de procedimentos de pesquisa e de intervenção, os quais propiciem ações educativas transformadoras da realidade social;
f) conhecimento científico que reoriente a visão de mundo e desenvolva o pensamento crítico na direção da construção de sínteses no plano teórico, metodológico e técnico;
g) o gerenciamento do próprio desenvolvimento social através da elaboração do projeto de vida que propicie a atualização cultural, a participação e o compromisso social.


Informações:

Estágio Supervisionado:

 

O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória para a conclusão do curso, como está previsto na legislação e deverá ser cumprido pelos alunos regularmente matriculados, conforme estabelece o Projeto Pedagógico do Curso. O Estágio Supervisionado procurando aliar a teoria à prática deverá:

 

a) proporcionar a compreensão do processo de ensino-aprendizagem referido à prática da escola, considerando tanto as relações que se passam no seu interior com seus participantes, quanto às suas relações como instituições com o contexto imediato e o contexto geral onde está inserida;
b) abranger todas as atividades próprias da vida da escola, incluindo o planejamento pedagógico, administrativo e financeiro, as reuniões pedagógicas, os eventos com a participação da comunidade escolar e a avaliação da aprendizagem, assim como de toda a realidade da escola.
c) articular o conhecimento teórico adquirido durante o curso e a reflexão para a ação do pedagogo na escola e em outros espaços educacionais não formais.

 

A carga horária mínima, fixada pela legislação e pelo currículo do Curso de Pedagogia, é de 300 horas e deverá ser cumprida a partir do 2º período do curso no desenvolvimento das atividades
previstas no projeto do curso, orientada por todos os professores do curso e coordenadas pelo Professor Orientador de Estágio.

 

Regime Escolar:

Semestral.

 

Duração Mínima / Duração Máxima:

7 semestres / 12 semestres.

 

Horário das aulas:

Noite - 18:30 h às 22:00 h de segunda a sexta-feira, aulas presenciais.

 

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento: 200 horas.

 

Estágio Supervisionado: 400 horas.

 

Cursos de Extensão - 2º Semestre (realizar download).

 

 

Grade Curricular:

1º Semestre
Organização e Políticas da Educação Básica
80 horas
História da Educação
80 horas
Informática na Educação
40 horas
Comunicação e Expressão
80 horas
Seminários sobre Ética, Estética e Ludicidade na Educação Básica
40 horas
Introdução à Psicologia
80 horas
Total do Semestre:
400 horas

2º Semestre
Sociologia da Educação
80 horas
Filosofia da Educação
80 horas
Psicologia da Educação
80 horas
Produção Textual em Educação
40 horas
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
80 horas
Fundamentos da Didática
40 horas
Total do Semestre:
400 horas

3º Semestre
Didática e Formação Docente
80 horas
Fundamentos Psicossociais na Educação Infantil
80 horas
Educação na Diversidade Cultural
40 horas
Educação, Natureza e Sociedade
40 horas
Seminários sobre Jogos e Brincadeiras
40 horas
Educação, Espaço e Forma
40 horas
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
80 horas
Total do Semestre:
400 horas

4º Semestre
Metodologia e Prática da Alfabetização
40 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino da Geografia
40 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino de História
40 horas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica
40 horas
Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem
80 horas
Didática e Prática Docente
80 horas
Leitura, Interpretação e Produção de Textos Acadêmicos
80 horas
Total do Semestre:
400 horas

5º Semestre
Projetos de Educação Ambiental, Nutrição, Cidadania e Saúde
80 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino de Ciências
40 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino de Artes
40 horas
Matemática
40 horas
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
40 horas
Currículos e Programas
80 horas
Avaliação Educacional
80 horas
Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
150 horas
Total do Semestre:
550 horas

6º Semestre
Linguagens e Mediações Tecnológicas na Educação
40 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino da Matemática
80 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa
80 horas
Didática, Estratégias e Recursos da Educação de Pessoas com Necessidades Especiais
40 horas
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
80 horas
Práticas Curriculares I
50 horas
Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos na Educação de Pessoas com Necessidades Especiais
100 horas
Total do Semestre:
550 horas

7º Semestre
Pesquisa Educacional
80 horas
Gestão Escolar na Educação Básica
80 horas
Educação nas Áreas de Apoio e Serviço Escolar
80 horas
Gestão da Educação Infantil
80 horas
Estatística Aplicada à Educação
40 horas
Legislação e Normas na Educação Nacional
40 horas
Práticas Curriculares II
80 horas
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar 50 horas
Total do Semestre:
450 horas

8º Semestre
Gestão Educacional em Ambientes Não Escolares
80 horas
Políticas Públicas e Educação
40 horas
Corpo e Movimento
40 horas
Seminários sobre Educação, Gênero e Sexualidade
80 horas
Trabalho de Conclusão de Curso- TCC
40 horas
Literatura Infantojuvenil
40 horas
Relações Sociais e Éticas
40 horas
Práticas Curriculares III
80 horas
Total do Semestre:
400 horas


Total do Curso:
3550 horas


Coordenador do Curso:
Washington Cesar Shoiti Nozu - Ver Currículo

Professores:
Emiliana Cristina Rodrigues Nunes - Ver Currículo
Erico de Oliveira Costa Zini - Ver Currículo
Geuza Garcia dos Santos - Ver Currículo
Lilian Christian Domingues de Souza - Ver Currículo
Luciana Cristine Fazano - Ver Currículo
Marcelo Oliveira Dias - Ver Currículo
Maria Lucia Magri Zuin - Ver Currículo
Meires Helena Assis Rodriges - Ver Currículo
Nesio Ferreira do Nascimento - Ver Currículo
Shizuko Miguita - Ver Currículo
Washington Cesar Shoiti Nozu - Ver Currículo

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