Localização das Faculdades

Grupo Educacional UNIESP inaugura Faculdade de Marília
terça-feira, 28 de junho de 2011

Faculdade inicia atividades com cursos de Pedagogia e Administração

O Grupo Educacional UNIESP está inaugurando uma nova Faculdade no interior de São Paulo: a Faculdade de Marília, localizada no centro comercial da cidade, a três quarteirões da avenida Sampaio Vidal e a quatro do Centro Cultural Municipal.

O prédio - da antiga rodoviária da cidade - é bem conhecido da população e foi totalmente reformado e adaptado para receber os alunos que ingressarão a partir do mês de agosto.

A faculdade nasce para cumprir a atual meta do grupo, que é a de incentivar a formação de professores e bons profissionais. “Será um centro voltado à formação dos futuros professores do País”, comenta Fernando Costa, presidente. “Começamos com Pedagogia e Administração, mas em pouco tempo vamos abrir outros cursos na área de licenciatura como História, Geografia, Matemática, Letras, entre outros. Nossa intenção é trabalhar com o novo FIES de forma a investir na formação de bons professores”, afirma.

Assume a direção da faculdade a professora Marcia Molina Fonseca, jornalista, professora universitária e pós-graduada em marketing cultural/educacional. “Nosso primeiro desafio será a implantação da faculdade. Sabemos que existe em Marilia uma demanda muito grande de jovens que querem estudar com o apoio do FIES, mas nem sempre encontram essa oportunidade", afirma. Segundo ela, existem muitos marilienses que vão estudar em cidades vizinhas, por não encontrarem aqui uma relação custo/beneficio condizento com seu “bolso”. A faculdade chega para atender essa demanda e possibilitar que esses jovens possam estudar em sua própria cidade”, diz.

A professora também reconhece que ainda há muito o que fazer, tanto em relação à parte acadêmica quanto em relação à própria infra-estrutura da IES. Após a aquisição da FAMAR - Faculdade de Marília, pelo grupo, e a aquisição do prédio, a instituição ficou em compasso de espera, aguardando a autorização de funcionamento pelo MEC, o que  aconteceu no final do ano passado. Com a aprovação dos cursos, é possível iniciar as atividades acadêmicas.

Arquitetura modernista

O prédio da antiga rodoviária, foi construído na década de 70. Projetado com traços modernistas, acabou sendo descaracterizado em função do excesso de movimento na época.

Agora o prédio foi restaurado e os arquitetos da Instituição procuraram manter as características do edifício, que lembra a arquitetura Bauhaus. “É um grande cubo suspenso por pilares, um estilo que surgiu na Alemanha na década de 20 e marcou a arquitetura dos anos 50 e 60 no Brasil”, comenta a professora Marcia. Ela ressalta um outro fato interessante no projeto inicial do prédio – e que foi mantido – que é a iluminação natural, em função de três grandes clarabóias que permitem a passagem de luz pelos vãos livres nos dois andares internos.

Apesar de as características externas terem sido preservadas, internamente o prédio sofreu várias adaptações, ganhando amplas salas de aula, banheiros, espaço para secretaria acadêmica, recepção e biblioteca.

Falando sobre a Faculdade de Marilia, o presidente Fernando Costa conclui: “Queremos que essa esquina da rua Vinte e Quatro de Dezembro com a rua Araraquara volte a ser um dos locais mais movimentados de Marilia, mas não com movimentos de pessoas que estão deixando a cidade, como acontecia na época da antiga rodoviária, mas por jovens que almejam um futuro melhor e que, por meio da Educação,  queiram fincar suas raízes na nossa querida cidade de Marília”.

© Copyright 1999/2014 - Grupo Educacional UNIESP - Todos os direitos reservados.