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Licenciatura em Pedagogia

1- Nome do curso: Licenciatura em Pedagogia

2- Mercado de trabalho/ Perfil profissional

O campo de atuação profissional do pedagogo abrange a docência na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, nos cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar até as atividades de organização e gestão de sistemas em instituições de ensino que englobam:

1) planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação;
2) planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares;
3) produção e difusão do conhecimento científico tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Atualmente, o pedagogo pode atuar em outras áreas em que se exige ação pedagógica e formativa: empresas, hospitais, organizações não governamentais, associações, igrejas, eventos, emissões de transmissão (rádio e TV).

O pedagogo deverá ter uma visão global do processo educacional, adquirindo uma postura interdisciplinar que lhe permita atuar para a formação integral do aluno como pessoa, com características físicas, emocionais e psicológicas próprias. O aluno deve ser levado a adquirir conceitos, habilidades e atitudes para o seu desenvolvimento como um cidadão consciente e atuante na sociedade.

3- O curso na Instituição (diferenciais)

A metodologia utilizada pelos professores da instituição propiciam situações de aprendizagem focadas em situações-problema e no desenvolvimento de projetos que possibilitem a interação dos diferentes conhecimentos, organizados em áreas ou disciplinas, conforme o desenho curricular da disciplina.

Os professores têm o compromisso de atentar para as características individuais dos alunos, suas experiências de vida, sua cultura, suas ansiedades e necessidades, o contexto em que estão inseridos, com o objetivo de proporcionar-lhes uma formação integral.

A articulação entre a teoria e a prática valoriza o exercício da docência, aproximando o aluno do futuro mercado de trabalho.

O acompanhamento ao aluno é feito desde o seu ingresso, passando pela ampliação dos seus horizontes culturais até o processo de avaliação da aprendizagem, expresso na verificação do quanto o aluno assimilou e na possibilidade de disponibilizar processos que o leve a rever conteúdos e aprimorar o seu conhecimento.

4- Principais disciplinas teóricas e práticas

As disciplinas do 1º. Semestre apresentam as bases históricas e políticas da Educação Básica brasileira para a compreensão do ser humano biopsicossocial: Organização e Políticas da Educação Básica, História da Educação, Informática na Educação, Comunicação e Expressão, Seminários sobre Ética, Estética e Ludicidade na Educação Básica e Introdução à Psicologia. 

No 2º. Semestre, as disciplinas apresentam as bases teóricas que possibilitam uma análise do ser humano, sua percepção com o outro, uma análise da educação e a compreensão da escola como espaço sociocultural: Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Produção Textual em Educação, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico e Fundamentos de Didática.

No 3º. Semestre, as disciplinas voltam-se para a atuação do pedagogo na Educação Infantil: Didática e Formação Docente, Fundamentos Psicossociais na Educação Infantil, Educação na Diversidade Cultural, Educação, Natureza e Sociedade, Seminários sobre Jogos e Brincadeiras, Educação, Espaço e Forma e Fundamentos e Metodologias da Alfabetização.

O 4º. e 5º. Semestres destinam-se à formação do professor para o período de 1º. ao 5º. ano da Educação Básica: Metodologia e Prática da Alfabetização, Fundamentos e Práticas do Ensino de Geografia, Fundamentos e Práticas do Ensino de História, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica, Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem, Didática e Prática Docente e Leitura, Interpretação e Produção de Textos Acadêmicos. No 5º. Semestre: Projetos de Educação Ambiental, Nutrição, Cidadania e Saúde, Fundamentos e Práticas do Ensino de Ciências, Fundamentos e Práticas do Ensino de Artes, Matemática, Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos, Currículos e Programas, Avaliação Educacional.

No 6º. Semestre, o aluno estará voltado para a atuação com pessoas com necessidades especiais: Linguagens e Mediações Tecnológicas na Educação, Fundamentos e Práticas do Ensino da Matemática, Fundamentos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa, Didática, Estratégias e Recursos da Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, Língua Brasileira de Sinais, Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais na Educação Básica, Práticas Curriculares I.

Por fim, nos 7º. e 8º. Semestres, trabalha-se os aspectos da gestão educacional, qualificando o profissional para a direção de escolas pública e privadas de Educação Básica e nos serviços de outros setores: Pesquisa Educacional, Gestão Escolar na Educação Básica, Educação na Área de Apoio e Serviço Escolar, Gestão da Educação Infantil, Estatística Aplicada à Educação, Legislação e Normas na Educação Nacional, Práticas Curriculares II. No 8º. Semestre: Gestão Educacional em ambientes não escolares, Políticas Públicas e Educação, Corpo e Movimento, Seminários sobre Educação, Gênero e Sexualidade, Trabalho de Conclusão de Curso, Literatura infanto-juvenil, Relações Sociais e Éticas e Práticas Curriculares III.

5- Infraestrutura para o curso

O laboratório de informática é adequado para atender aos alunos nas disciplinas próprias e nos seus projetos de pesquisa, com acesso à Internet.

A biblioteca dispõe de obras, de acordo com o Projeto do Curso, à disposição para consulta ou para empréstimos aos alunos.

O curso possui material e espaço necessário para atender às atividades práticas, como jogos, brinquedos e equipamentos educativos.

Lúdicas, especialmente jogos.

6- Como funciona o estágio supervisionado

O estágio se faz através de atividades práticas, individuais, que devem proporcionar ao estudante a participação em situações vinculadas à sua área de formação. O estágio é parte fundamental da educação do futuro professor, o momento oportuno do graduando iniciar suas atividades profissionais, analisando aulas ministradas por outros professores ou exercendo algumas atividades de docência. Essa prática deve ser capaz de levar o aluno a retirar ensinamentos que lhe serão úteis em sua atuação futura, colaborando para sua formação.

Assim, de acordo com o PPC de Pedagogia, o Estágio Supervisionado deverá:

a) contribuir para um maior aprofundamento teórico-prático do aluno;
b) propiciar situações e experiências práticas que aprimorem a formação do aluno e sua atuação profissional;
c) contribuir para que o aluno sistematize uma análise crítica a partir do confronto entre os conhecimentos e habilidades desenvolvidas no curso e as práticas escolares cotidianas;
d) possibilitar uma maior interação entre a faculdade, instituições educacionais e outros espaços onde haja a ação educativa e o curso de Pedagogia.

7- Como funcionam as atividades complementares

As atividades complementares têm como objetivo levar o aluno a complementar seus conhecimentos. Essas atividades são organizadas pelos professores, devendo os relatórios serem encaminhados para o setor responsável para análise e arquivo.

Espera-se com estas atividades, que o aluno adquira conhecimentos na área da cultura, da pesquisa ou da extensão, especialmente quanto à apresentação de trabalhos científicos, participação em congressos, feiras e seminários, cursos de formação a aprimoramento, ações comunitárias, etc.

8- PPC

9- Regulamento do NDE

10- Manual de estágio

11- Manual de monitoria

12- Manual de TCC

Resumo do curso

1- Nome do curso: Licenciatura em Pedagogia

2- Ato legal de autorização ou reconhecimento: Reconhecido pela Portaria no. 29 de 26 de março de 2012.

3- regime escolar: seriado

4- Duração mínima: 4 anos

5- Carga horária: 3.200 horas/aula

6- Titulação: Licenciado em Pedagogia

7- Horas de atividades complementares: 100 horas

8- Horas de estágio supervisionado obrigatório: 300 horas

9- Conselho profissional

10- Nota de avaliação CPC MEC

11- ENADE

12- Nome do coordenador do curso: Márcia Regina dos Santos Feldman e Renée Coura Ivo Vituri (estão no projeto).

Coordenadores atuais: Renée Coura Ivo Vituri e José Ronildo Cury Sachetto


Informações:

 

Atividades Complementares: 100 horas.

 

Atividades de Prática Curricular: 140 horas.

 

Estágio Supervisionado: 300 horas.

 

 

Grade Curricular: 

1º Semestre
Organização e Políticas da Educação Básica
80 horas
História da Educação
80 horas
Informática na Educação
40 horas
Comunicação e Expressão
80 horas
Seminários sobre Ética, Estética e Ludicidade na Educação Básica
40 horas
Introdução à Psicologia
80 horas
Total do Semestre:
400 horas

 

2º Semestre
Sociologia da Educação
80 horas
Filosofia da Educação
80 horas
Psicologia da Educação
80 horas
Produção Textual em Educação
40 horas
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
80 horas
Fundamentos da Didática
40 horas
Total do Semestre:
400 horas

 

3º Semestre
Didática e Formação Docente
80 horas
Fundamentos Psicossociais na Educação Infantil
80 horas
Educação na Diversidade Cultural
40 horas
Educação, Natureza e Sociedade
40 horas
Seminários sobre Jogos e Brincadeiras
40 horas
Educação, Espaço e Forma
40 horas
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
80 horas
Total do Semestre:
400 horas

 

4º Semestre
Metodologia e Prática da Alfabetização
40 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino da Geografia
40 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino de História
40 horas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica
40 horas
Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem
80 horas
Didática e Prática Docente
80 horas
Leitura, Interpretação e Produção de Textos Acadêmicos
80 horas
Total do Semestre:
400 horas

 

5º Semestre
Projetos de Educação Ambiental, Nutrição, Cidadania e Saúde
80 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino de Ciências
40 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino de Artes
40 horas
Matemática
40 horas
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
40 horas
Currículos e Programas
80 horas
Avaliação Educacional
80 horas
Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
150 horas
Total do Semestre:
550 horas

 

6º Semestre
Linguagens e Mediações Tecnológicas na Educação
40 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino da Matemática
80 horas
Fundamentos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa
80 horas
Didática, Estratégias e Recursos da Educação de Pessoas com Necessidades Especiais
80 horas
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
40 horas
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais na Educação Básica
80 horas
Práticas Curriculares I
50 horas
Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos e na Educação de Pessoas com Necessidade Especiais
100 horas
Total do Semestre:
550 horas

 

7º Semestre
Pesquisa Educacional
80 horas
Gestão Escolar na Educação Básica
80 horas
Educação nas Áreas de Apoio e Serviço Escolar
80 horas
Gestão da Educação Infantil
40 horas
Estatística Aplicada à Educação
40 horas
Legislação e Normas na Educação Nacional
80 horas
Práticas Curriculares II
50 horas
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
50 horas
Total do Semestre:
500 horas

 

8º Semestre
Gestão Educacional em Ambientes Não Escolares
80 horas
Políticas Públicas e Educação
40 horas
Corpo e Movimento
40 horas
Seminários sobre Educação, Gênero e Sexualidade
80 horas
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 horas
Literatura Infanto-juvenil
40 horas
Relações Sociais e Éticas
80 horas
Práticas Curriculares III
40 horas
Total do Semestre:
440 horas

 

Total do Curso:
3640 horas

 


Coordenador do Curso:
Renee Coura Ivo Vituri - Ver Currículo

Professores:
Adriana Mesquita - Ver Currículo
Ana Maria B. Quadros - Ver Currículo
Ana Maria Netto Nogueira - Ver Currículo
Andreia da Silva Pereira - Ver Currículo
Carolina de Paula T. Duarte - Ver Currículo
Clelia Virginia Rosa - Ver Currículo
Ingride Roseli Vieira Tosta - Ver Currículo
Izildina Aparecida P. De S. Leopoldino - Ver Currículo
Jose Ronildo Cury Sachetto - Ver Currículo
Karleno Marcio Santos Oliveira - Ver Currículo
Margarete Ligia Pinto Vieira - Ver Currículo
Maria Ines Boldrin - Ver Currículo
Nilma Celia Mamede de Freitas - Ver Currículo
Nivea Costa da Silva Lopes - Ver Currículo
Norberto Ribeiro Torres Junior - Ver Currículo
Renee Coura Ivo Vituri - Ver Currículo
Rosangela de Fatima Kunz - Ver Currículo
Thais Rabello - Ver Currículo
Zaquie Jamal - Ver Currículo

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